Funchal

Município do Funchal

A cidade do Funchal está inserida num magnífico anfiteatro natural, de frente para o Atlântico, rodeada pelas montanhas a norte e leste e por picos vulcânicos a oeste, o que faz com que a zona urbanizada da cidade se estenda desde o nível do mar até à cota dos 800 metros sendo que as montanhas a norte chegam a atingir os cerca de 1800 metros de altitude nos pontos mais altos da cordilheira central da ilha.

O Funchal foi uma das primeiras capitanias da ilha da Madeira, tendo como capitão donatário João Gonçalves Zarco – um dos principais navegadores que descobriram o arquipélago – que, em 1425, se instala na cidade com a sua família. O desenvolvimento do Funchal permitiu que rapidamente este passasse de paróquias autónomas a vila e, posteriormente, a município, sendo elevado a cidade em 1508. A cidade tem hoje 76,15 km² de área e 112 000 habitantes (com base nos Censos 2011), com uma densidade populacional de 1469,6 hab./Km². O município subdivide-se em 10 freguesias.

Apesar da abundância de funcho, planta de onde deriva o nome da cidade, foi o açúcar que proporcionou a formação de uma economia sustentável na cidade do Funchal e em toda a ilha. O vinho madeira sucedeu ao açúcar, tornando-se hoje num dos ex-libris da região. A produção de açúcar e de vinha na cidade do Funchal tornam-se indispensáveis para a economia local, sendo os seus ícones incorporados no brasão da cidade.

A cidade do Funchal tornou-se num ponto de comércio fundamental no centro do atlântico, permitindo trocas comerciais, cultura e experiências. Desta porta no atlântico realizam-se exportações dos produtos regionais para o mundo, produtos apreciados até aos dias de hoje.
O Funchal é único pela sua diversidade, desde o mar à serra, das frutas às flores e dos bordados aos carros de cestos, tudo isto influenciado pelo seu clima tropical, que permite produções e atividades ímpares.

 

 

Marina do Funchal

A Marina do Funchal, inaugurada a 4 junho de 1984, encontra-se localizada numa zona abrigada dentro do principal porto da Madeira a 530 milhas marítimas de Lisboa e a 36 milhas marítimas do Porto Santo. A localização privilegiada desta Marina, que se encontra fisicamente ligada à parte nobre da cidade do Funchal, proporciona aos seus utilizadores uma porta aberta para uma cidade que possui uma notável qualidade ambiental, estética e um clima ameno.
Esta infraestrutura possui 210 lugares para iates e uma zona de atracação destinada às embarcações de atividades náutico e turísticas. Operam a partir da Marina do Funchal 18 Empresas marítimo-turísticas. Disponibiliza múltiplos serviços de apoio que incluem ligações de água e eletricidade, posto de combustível, balneários e instalações sanitárias, lojas de equipamentos náuticos, restaurantes e bares.

A Marina do Funchal apoia eventos náuticos internacionais na área da vela, como por exemplo a Regata Internacional Canárias Madeira, a Regata Internacional 6,50 Transat e o Europeu de Windsurf RSX entre outras regatas.

Apresenta, ainda, o galardão de qualidade ambiental Bandeira Azul que reconhece o seu compromisso na melhoria do desempenho ambiental.

O parceiro

O Clube Naval do Funchal foi fundado a 1 de Maio de 1952 e ao longo destes 65 anos de existência, tem desenvolvido um papel importantíssimo na formação, apoio e incentivo aos desportos náuticos, tendo inclusivamente atletas seus representantes, em competições de nível internacional destacando-se a presença nos Jogos Olímpicos de Seoul em 1988, Barcelona em 1992, Pequim em 2008, Londres em 2012 e recentemente no Rio de Janeiro em 2016.

Desde a fundação, o clube organiza provas de âmbito regional, nacional e internacional sempre com o objetivo de por um lado promover as atividades náuticas e por outro promover a Madeira como destino de turismo náutico em cinco espaços físicos: Quinta Calaça (sede social e complexo balnear), Centro Náutico de São Lázaro, Complexo Desportivo da Nazaré (Piscinas, Health Club AquaGym e Naval box), Ginásio e Dojo de Judo e a Marina do Funchal com 210 lugares de amarração e 15 empresas marítimo-turísticas.

Com a participação do Clube no projeto Odyssea ECOTUR_AZUL visamos aumentar o potencial ecoturístico das nossas áreas costeiras e marítimas, apresentando o nosso rico e atrativo património natural, cultural e paisagístico através de um modelo comum de valorização, preservação e cooperação inteligente capaz de gerar novos usos e oportunidades de crescimento azul.